quarta-feira, 29 de setembro de 2010

EFEITOS DA ORAÇÃO PRODUZIDOS EM NÓS

EFEITOS DA ORAÇÃO PRODUZIDOS EM NÓS




1°Ts.5.12-17 12.

E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;

13 e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.

14. Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos e sejais pacientes para com todos.

15. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos. 16. Regozijai-vos sempre.

17. Orai sem cessar.

18. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

INT.

O que significa oração: Comunicação com Deus, Sto. Agostinho diz que: quando oramos falamos com Deus e quando lemos a sua Palavra ele fala conosco. Quando oramos temos três objetivos a ser alcançados:

1. Pedir perdão dos nossos pecados;

2. Agradecer a Deus pela sua misericórdia ao nosso favor;

3. Buscar proteção e comunhão com Deus.

Esses são os objetivos que temos em mente no ato da nossa oração mas as orações que a fazemos vai além daquilo que imaginamos.

A oração ela tem um poder terapêutico desconhecidos por muitos de nós, na realidade quando oramos além dos objetivos supracitados ela tem um poder curador, pois a nossa alma é tratada e curada no ato da oração.

A oração deve ser a chave que abre a porta do dia e a tranca que fecha a porta da noite (Caio Fabio).

Um homem que não ora é um homem perigoso, pois seus únicos ideais voltam-se para si mesmo (Caio Fabio).

Vejamos quais são os efeitos terapêuticos da oração dentro do texto sagrado.

1) 1°Pe.5.7

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

O que significa ansiedade, Ansiedade é um estado bio-psicológico onde o ser humano se encontra mobilizado para uma adaptação necessária onde existe uma ameaça ao bem estar do indivíduo.

Este tipo de mobilização é o que garante o nosso bem estar, o problema é quando isso se torna excessivo, onde o indivíduo mobiliza todo o seu ser em busca de solução, gastando energia psicológica para resolver o problema, quando isso começa acontecer é preciso ouvir o conselho de Pedro, ou seja, jogar aos pés do Senhor toda essa carga psicológica sobre ... porque ele tem cuidado de vós.

2) 1°Sm.1.9,10, 6 9.

Então, Ana se levantou...

10. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente.

Motivo dessa amargura

6. E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.

O que significa amargura sentimento de mal estar, dor moral, angústia, aflição, dissabor, ansiedade acompanhada de opressões, agonia, tristeza que corrói.

Segundo a palavra de DEUS ele nos priva e afasta de sua graça (Hb 12.15) Ana estava doente emocionalmente e não conseguia ter comunhão: consigo mesma, com Deus e com Penina, ela precisava se curar para poder continuar a viver.

12. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor...

17. Então, respondeu Eli e disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste.

18. E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.

19. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e vieram à sua casa, a Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.

A cura de Ana foi à oração onde ela liberou perdão para curar a sua alma.

1°Rs.19 1.

E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada.

Ameaça que causou a fuga, pressões da vida que nos causam medos 2. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

Reação de Elias

3. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço.

Fuga contínua falsa solução para os nossos medos

4. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro;

Solução imediatista pedir a e pediu em seu ânimo a morte e disse:

Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. Fuga da realidade

5. E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro;

Deus nos chama para encarar e vencer nossos medos e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.

6. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

7. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho.

Como Elias resolveu o seu problema de apatia e medo vejamos:

12 ...depois do fogo, uma voz mansa e delicada.

13. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

14. E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem.

15. E o Senhor lhe disse:

Falou com Deus para vencer seus medos a vida nos impõem situações que nós ficamos extremamente preocupados e isso gera em nós muitas inquietações, quando isso acontece temos que orar como Jesus

Mt.26.37

E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.

38. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.

39. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

42. E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.

Portanto que a oração não seja para nós só um momento onde eu peço algo para Deus, mas que seja um momento onde eu tenha na consciência que é um ato terapêutico para a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário